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Sabia que por cada 1€ investido na nossa ação de combate à Solidão e ao Isolamento, há um retorno social de cerca de 4€?

A Associação Mais Proximidade(AMP) nasceu em 2010, com o objetivo de combater a Solidão e o Isolamento da população idosa residente na Baixa de Lisboa e Mouraria. A Equipa Técnica AMP, parceiros e um conjunto de 40 voluntários apoiam atualmente cerca de 120 pessoas, com uma média de 83 anos de idade, oferecendo-lhes o acompanhamento necessário, personalizado e adaptável ao contexto de cada uma. Pretendemos, acima de tudo, integrar a pessoa na comunidade onde reside, contribuindo para a melhoria do seu bem-estar físico, psicológico e emocional.

Devido à arquitetura interna das casas onde residem os nossos beneficiários, caraterizada pela inexistência de estruturas que facilitem a sua mobilidade, estas pessoas acabam por não ter forma de sair dos seus domicílios e envolver-se na vida social da cidade. Tal poderá resultar em problemas físicos e psicológicos graves.

Procuramos, assim, construir e cimentar constantemente uma rede de parcerias que proporcionem às pessoas idosas, que acompanhamos diariamente, o acesso a recursos que permitam melhorar a sua qualidade de vida e evitar a sua institucionalização.

Paralelamente, desenvolvemos atividades e projetos culturais, tendo em vista a valorização da sua experiência de vida e do seu papel na Sociedade Civil.

A metodologia de intervenção AMP foi reconhecida, em várias ocasiões, com exemplo de boas práticas, para além de estatuto de utilidade pública.

NÚMEROS DE 2020

0
CONTACTOS DE ACOMPANHAMENTO
0
VISITAS AO DOMICÍLIO
0
CONTACTOS COM FAMILIARES E CUIDADORES
0
PESQUISAS DE INFORMAÇÃO
0
DOAÇÃO E AQUISIÇÃO DE BENS DE SAÚDE
0
ACOMPANHAMENTOS A CONSULTAS E EXAMES MÉDICOS
0
MARCAÇÕES DE CONSULTAS E EXAMES MÉDICOS
0
PESSOAS IDOSAS APOIADAS

Esta intervenção apresenta um rácio de 1:3,7 o que significa que por cada 1€ investido na Linha Solidão e Isolamento da AMPMV em 2012, foram gerados aproximadamente 4€ de valor social acrescido entre 2012 e 2014.” – Relatório S.R.O.I AMPMV, 4Change, 2012-2013

LINHAS DE INTERVENÇÃO

  • Visitas ao domicílio
  • Contactos telefónicos regulares
  • Sinalização de datas festivas
  • Passeios e atividades culturais
  • Atividades de convívio
  • Projetos de valorização pessoal
  • Realização de pequenos sonhos
  • Programa de Voluntariado de Proximidade AMPMV
  • Ações de voluntariado académico e corporativo

“Através dos telefonemas regulares e continuados, da comemoração de datas festivas personalizadas e de ações que têm em conta necessidades pontuais dos beneficiários, a AMPMV fornece um serviço de proximidade, focado na criação de laços.” -Relatório SROI AMPMV

  • Apoio psicológico
  • Marcação e acompanhamento a consultas e exames médicos
  • Monitorização dos valores tensão arterial ao domicílio
  • Doação e aquisição de fármacos ou outros bens de saúde
  • Reabilitação física ao domicílio
  • Empréstimo de ajudas técnicas

Através de entrevistas pessoais a representantes do Centro de Saúde de São Nicolau, conclui-se que esta instituição beneficia da existência da AMPMV, uma vez que os idosos recorrem menos a estes locais em busca apoio psicológico, Em resultado do trabalho desta associação a tendência para a demência e depressão diminuem o que tem impactos diretos nos custos suportados com a terceira idade para o SNS.”– Relatório SROI AMPMV

  • Doação, empréstimo ou aquisição de compras e bens
  • Pesquisa de informações e apoio jurídico
  • Parceria para realização de pequenas obras e reparações ao domicílio
  • Parceria para transporte em ambulância
  • Articulação com comunidade, empresas e outras instituições para prestação de vários serviços ao domicílio

“As pessoas idosas têm direito ao mesmo nível e qualidade dos serviços que todas as outras. No entanto os idosos sofrem muitas vezes da discriminação no acesso a bens, serviços e seu fornecimento. Temas como arrendamento, pensões, receitas médias, problemas jurídicos, etc. são de difícil compreensão para as pessoas de maior idade. A AMPMV presta esclarecimento sobre o funcionamento de serviços públicos e privados.”

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