MPMV
A Associação  Mais Proximidade, Melhor Vida (AMPMV) é uma associação de apoio às pessoas idosas residentes na zona da Baixa de Lisboa.

A Associação pretende, através de diversas actividades, reduzir o impacto da solidão e/ou isolamento das pessoas idosas residentes na Baixa de Lisboa e Mouraria e proporcionar-lhes maior qualidade de vida, sem ansiedade, tristeza ou carências de qualquer natureza.

Atua atualmente nas antigas freguesias de São Nicolau, São Cristóvão e São Lourenço (atual freguesia de Santa Maria Maior), fazendo o acompanhamento de cerca de  140 pessoas, na sua grande maioria elementos do sexo feminino, com uma média de idade de 86 anos e com diversos graus de autonomia.

O Projecto MPMV

BREVE HISTÓRIA

O Projecto começou a esboçar-se em 2006 quando a Engenheira Maria de Lourdes Pereira Miguel foi convidada para integrar a Direcção do CSPSN. Ao aperceber-se de que as pessoas que frequentavam os convívios do CSPSN era as mesmas 30 ou 40, o que não coincidia com os dados do Censos de 2001, que referia que viviam cerca de 382 pessoas com mais de 65 anos na freguesia de São Nicolau, resolveu investigar onde estariam as restantes pessoas e porque não iam aos convívios do CSPSN.

Com a ajuda da licenciatura em Serviço Social da Universidade Católica Portuguesa, cujos alunos, sob a coordenação do Professor Rui Brites, realizaram um inquérito porta-a-porta à freguesia de São Nicolau, conseguiu-se caracterizar a população idosa aí residente. A grande maioria desses idosos vivia em quartos, quintos ou sextos andares em prédios degradados, sem elevador ou luz nas escadas, sem vizinhança e, portanto, em situação de isolamento e solidão. Era urgente intervir junto destas pessoas, dar-lhes apoio não só em necessidades mais imediatas e concretas, mas também emocionais, combater o sentimento crescente de tristeza perante a ideia da inutilidade e devolver-lhes uma certa alegria de viver.

Nasceu, portanto, o projecto “Os Mais Sós”, que se sustentava no voluntariado e na boa vontade e disponibilidade temporal de algumas pessoas. Esta precariedade punha em risco a continuidade do acompanhamento às pessoas idosas, e, em 2010, “Os Mais Sós” transforma-se, em 2010, no “Mais Proximidade, Melhor Vida” e reúne uma equipa de cinco profissionais a tempo inteiro.

Quatro anos mais tarde, a passagem a Associação, procura ir ao encontro das expectativas criadas em torno do Projeto, em grande parte devido ao apoio e confiança dos seus parceiros e investidores e dar resposta ao crescente alargamento da sua área de atividade.

A equipa técnica AMPMV, parceiros e um conjunto de 30 voluntários apoiam atualmente cerca de 140 pessoas idosas, nas antigas freguesias de São Nicolau, São Cristóvão e São Lourenço (atual freguesia de Santa Maria Maior),  na sua grande maioria elementos do sexo feminino, com uma média de idade de 86 anos e com diversos graus de autonomia.